GARANTIAs dos produtos da takao

Confira abaixo um passo a passo do Processo de Garantia dos Produtos da Takao:

ONDE SOLICITAR A GARANTIA DOS PRODUTOS TAKAO?

Acesse o Portal do Cliente Takao (conhecido também como CATÁLOGO) e faça seu login.

Caso não tenha acesso, entre em contato com nosso time!

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
  • Número da NOTA DA COMPRA;
  • NOTA DE DEVOLUÇÃO (referente à garantia)

COMO ABRIR UM PROTOCOLO?

GARANTIA SIMPLES

após acessar o Catálogo da Takao
1) Clique no "Menu"
2) Depois escolha "Nova Garantia"
3) De produtos: APLICADOS SEM DESPESAS ADICIONAIS
4) Selecionar FILIAL DE COMPRA
5) Número da NF DE COMPRA
6) Selecionar o PRODUTO que será enviado em Garantia
7) Adicionar a NF de DEVOLUÇÃO
8) Clique em FINALIZAR

GARANTIA GR - COM RESSARCIMENTO (para peças APLICADAS)

após acessar o Catálogo da Takao
1) Clique no "Menu"
2) Depois escolha "Nova Garantia"
3) De Produtos: APLICADOS COM DESPESAS ADICIONAIS
4) Selecionar FILIAL DE COMPRA
5) Número da NF DE COMPRA
6) Selecionar o PRODUTO que será enviado em Garantia
7) Adicionar o MOTIVO DA GARANTIA: aplicação do veículo
8) Ir em ANEXOS e colocar os documentos comprovatórios
9) Detalhar os itens a ser RESSARCIDO (tabela de custos)
10) Adicionar a NF de DEVOLUÇÃO
11) Clique em FINALIZAR

GARANTIA GEX - GARANTIA EXPRESSA (peças NÃO APLICADAS)

após acessar o Catálogo da Takao
1) Clique no "Menu"
2) Depois escolha "Nova Garantia"
3) De Produtos: NÃO APLICADOS (GEX)
4) Selecionar FILIAL DE COMPRA
5) Número da NF DE COMPRA
6) Selecionar o PRODUTO que será enviado em Garantia
7) Adicionar o MOTIVO DA GARANTIA: descrever o problema da peça
8) Adicionar a NF de DEVOLUÇÃO
9) Clique em FINALIZAR

envio das peças:

Após a validação da NOTA DE DEVOLUÇÃO, você receberá uma notificação para envio das peças.

 

análise de garantia:

No recebimento, a filial encaminhará as peças para a EQUIPE TÉCNICA efetuar a análise. Os resultados serão enviados via e-mail e estarão disponíveis no MÓDULO GARANTIA DO CATÁLOGO DA TAKAO.

NOTIFICAÇÕES:

Em todas as etapas você receberá notificação via e-mail e no MÓDULO DE GARANTIA DO CATÁLOGO DA TAKAO, a linha do tempo estará disponível para acompanhamento do seu precesso.

termos de garantia

Este termo de garantia tem por finalidade fornecer informações detalhadas sobre o processo de garantia da TAKAO do Brasil Ltda., esclarecendo os procedimentos a serem adotados e relacionados à linha de produtos comercializada, ao atendimento e o devido encaminhamento das peças para análise técnica.

GARANTIA

A TAKAO do Brasil assegura a garantia dos produtos comercializados que apresentem defeitos provenientes de falhas de material ou fabricação, desde que a análise técnica realizada pela TAKAO revele a existência de defeitos passiveis de enquadramento nesta norma e dentro dos prazos em garantia.

prazo de garantia

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece no artigo 26, inciso II, Lei nº 8.078/90, que o tempo de garantia para produtos duráveis é de 90 (noventa) dias a partir da data da compra do mesmo. As peças distribuídas pela TAKAO e comercializadas no Brasil através de sua rede de Distribuidores e Revendedores têm 6 (seis) meses de garantia, já incluindo os 90 (noventa) dias previstos em lei contra defeitos de fácil constatação – a contar da data da nota fiscal de compra do cliente final.

GARANTIA DAS CORREIAS DENTADAS

A garantia da TAKAO disponibiliza o prazo 180 dias ou 40.000 km (o que vencer primeiro) de cobertura de eventuais prejuízos que por ventura sejam ocasionados por falha de nosso produto. A procedência será avaliada por nossa equipe técnica, seguindo as especificações e normas vigentes.

O prazo de retorno sobre a análise técnica é de até 30 dias a contar da data de recebimento das peças em nossas filiais.

De acordo com a Norma ABNT NBR 15759 sempre que for substituída o sistema de sincronismo deverão ser substituídos também o Tensionador, Polias e Guia de Apoio.

Caso não tenha comprado a peça diretamente conosco e queira acionar a garantia por suspeita de falha de nossos produtos, encaminhe a peça juntamente com os componentes do sistema de sincronismo do motor ao distribuidor onde efetuou a compra para que este acione nosso processo de Garantia.

Se você comprou diretamente conosco, basta abrir o protocolo conforme instruções desta página e seguir o passo a passo. Não esqueça de enviar a peça juntamente com os componentes do sistema de sincronismo do motor.

Para sanar dúvidas referentes a esse processo ou quaisquer outras dúvidas e/ou sugestões estaremos a disposição no 0800 777 1817 ou pelo e-mail: sac@takao.com.br.

Pensou em Motor, Pensou Takao.

Envio do Produto para Análise Técnica

Antes do envio das peças físicas, o reclamante (distribuidor, lojista, aplicador ou consumidor final) deve entrar em contato com o Suporte Técnico da TAKAO (telefone abaixo) para registrar a ocorrência e receber orientações e esclarecimentos referentes à emissão da nota fiscal e envio dos itens. Somente após este contato e registro da ocorrência é que será autorizado o envio das peças. Peças recebidas pela TAKAO sem o registro da ocorrência através do canal indicado não serão analisadas e serão devolvidas, sendo o frete a cargo do reclamante (frete a cobrar).

1)   A TAKAO não se responsabiliza por peças enviadas e que não constam na NF-e. Todos os custos de ressarcimento devem ser registrados na abertura do protocolo em questão, não nos responsabilizamos por custos adicionado posterior as análises.

– A peça não pode ser violada nem desmontada.

– Peças que sofram corrosão ou oxidação por erro de estocagem ou por descuido, terão suas características originais alteradas, portanto, serão consideradas garantias improcedentes já que não será possível realizar uma análise concreta da peça que estiver com tais características.

– Peças que são fornecidas em conjunto, como jogos ou kits, devem OBRIGATORIAMENTE ser enviadas conforme padrão do kit, isto é, todo o jogo ou kit deve ser enviado para análise. Caso ocorra o envio parcial do kit ou jogo as peças não poderão ser analisadas, as peças serão devolvidas e será considerado garantia improcedente. (Excluindo o caso de juntas e retentores).

Salientamos que no caso de uma análise técnica de um produto fornecido pela marca TAKAO do Brasil Ltda. que esteja dentro do prazo de garantia, essa SEMPRE deve ser realizada pelo departamento de análise de garantia da marca. Deve ser considerado que a expertise da marca com relação aos seus produtos auxiliará na análise da peça e do motor em casos de anomalias, pois, uma análise incorreta poderá acarretar em culpar a peça de uma falha sendo que esta pode ter sido danificada por condições inapropriadas de funcionamento do motor, por erros de manuseio, ou ainda, por erros de ajustagem e montagem do motor.

Ao ocorrer um problema que envolva peça(s) da TAKAO, NENHUMA peça TAKAO deve ser desmontada, analisada ou manipulada por terceiros quando são removidas do motor e deseja-se solicitar a garantia do produto, seja pelo responsável técnico da oficina ou retífica, ou por terceiros (como engenheiros), e tal fato acarretará em violação da peça, afetando a posterior análise de garantia. Neste caso as peças serão devolvidas e será considerado garantia improcedente.

Concessão da Garantia

A TAKAO do Brasil analisará o produto enviado em garantia conforme os critérios visuais e análise técnica de desempenho em laboratório. Lembramos que até a constatação da garantia ser procedente, estamos impossibilitados de realizar qualquer tipo de ressarcimento em espécie e/ou em peças para o reclamante.

A concessão de garantia para eventuais problemas relacionados às peças fornecidas pela TAKAO não se estende para casos de negligência do operador/condutor do veículo/motor, de forma que não poderemos nos responsabilizar pelo agravamento de problemas no motor/veículo no caso em que o operador/condutor e/ou reparador prosseguir com o funcionamento deste. Esta medida se dá devido ao fato de que os veículos são equipados de fábrica com equipamentos que sinalizam eventuais anomalias do motor, a fim de alertar ao operador/condutor que deve parar e desligar imediatamente o motor, e por ser responsabilidade do reparador do motor efetuar os testes de funcionamento e pressão da linha de lubrificação do motor, devendo assegurar o seu perfeito funcionamento antes de libera-lo para uso.

Os equipamentos podem alertar diversas irregularidades, como: ruídos anormais oriundos do motor (motor com barulho), luz de avaria/anomalia, luz de baixa pressão de óleo no motor, indicação de baixa pressão de óleo no manômetro de pressão de óleo, indicação de temperatura elevada do motor, alerta de superaquecimento do motor, indicação de baixo nível de óleo (falta de óleo) identificado por alerta no painel de instrumentos do veículo e/ou na vareta de medição do nível de óleo do cárter. Portanto, a TAKAO não arcará com custos elevados pela permanência do funcionamento do motor em condições inadequadas que provoquem falhas generalizadas ou perda total do motor.

O ressarcimento de custos de garantia da TAKAO se aplica somente ao custo de componentes danificados que forem enviados para análise de garantia TAKAO, quando da comprovação de procedência em análise técnica e/ou laboratorial realizada pela TAKAO e quando da apresentação de notas fiscais que comprovem que o componente foi substituído na realização do retrabalho que foi necessário, desta forma, os casos de peças que sejam substituídas, mas não sejam enviadas para análise de garantia, bem como casos em que as notas fiscais não forem apresentadas ou não possuírem datas compatíveis com a abertura do protocolo de garantia, não serão considerados passíveis de ressarcimentos.

A garantia de produtos TAKAO não cobre, de nenhuma forma, custos decorrentes de substituição total do conjunto do motor, nem custos de reparos extensos que ocorram após a falha de um componente, pois, estes são casos resultantes de negligência aos sinais de alerta que o motor apresentou no início da falha, sinais que deveriam ser respeitados, o que teria evitado danos dispendiosos parando e desligando totalmente o motor imediatamente após a ocorrência de qualquer sinal de avaria ou de irregularidade do funcionamento do motor.

Garantia considerada Procedente

Quando o produto for considerado procedente de garantia por apresentar defeito de fabricação, a TAKAO realizará a substituição por um novo produto enviado em garantia (mesmo modelo), com frete a cargo da TAKAO.

Caso não haja a disponibilidade da peça em estoque para a substituição em garantia do produto, a TAKAO ressarcirá o cliente em forma de crédito, conforme o valor de venda. O valor do crédito será feito com base no valor de venda.

Qualquer outro tipo de garantia, além da mencionada acima, deverá ser acordada de forma separada entre o cliente e a TAKAO, desde que a mesma não ultrapasse o prazo de 180 (cento e oitenta) dias a partir da data de compra da peça.

Eventuais despensas decorrentes de uma não conformidade dos nossos produtos, identificada em análise técnica realizada pela Takao, poderão ser pagas somente mediante apresentação de comprovantes e cópia de notas fiscais que comprovem o gasto.  A Takao reserva-se ao direito de confrontar os valores pleiteados com o valor médio de reparo praticado em território nacional, por empresas renomadas.

Lembrando que, a Takao não intermediará o pagamento de despesas entre distribuidores e seus respectivos clientes. Sendo assim, todo e qualquer valor proposto pela Takao, a ser pago na modalidade de crédito em conta bancária, devera ser feito para a conta de titularidade da empresa responsável pela criação do protocolo em nossa plataforma de garantias, ficando sob responsabilidade dos distribuidores de produtos Takao o repasse de valores a seus clientes. A TAKAO não efetuará depósito em contas bancárias de titularidade do consumidor final dos produtos.

–  Todas as peças consideradas procedentes não serão devolvidas aos clientes.

– A TAKAO não se responsabiliza por peças enviadas junto a garantia que não constam na nota Nf-e de envio, tornando se isenta de qualquer custo sobre essas peças desconhecidas.

– Peças enviadas para análise sem o devido esclarecimento dos custos a serem ressarcidos, após a análise realizada independente do resultado não aceitaremos custos posteriores.

Garantia considerada Improcedente

Após análise técnica em laboratório, se o produto for considerado improcedente de garantia será devolvido acompanhado de Parecer Técnico da TAKAO. A TAKAO não atenderá pedidos de garantia e solicitações de ressarcimentos adicionais nos seguintes casos:

– Aplicação de peças não comercializada pela TAKAO.
– Manutenção indevida, aplicação ou manuseio inadequado do produto.
– Produto que tenha sofrido desgaste normal de uso.
– Produtos com avarias visíveis e decorrentes de queda, choque, transporte e/ou acondicionamento irregular.
– Agravamento da falha em função da não comunicação imediata e relatada do defeito constatado.
– Envio de um kit ou jogo com componentes que não o compunham originalmente, seja pela inserção de um componente usado trocado por um novo do kit/jogo, seja pelo envio de um kit/jogo predominantemente com peças usadas, mas com alguma delas sem uso, caracterizando uma adulteração do conjunto fornecido.
– Envio de peças não aplicadas com solicitação de ressarcimento de custos que só poderiam ocorrer com seu funcionamento, caso estas viessem a apresentar um desvio de qualidade.
– Envio de peças que tiveram seu dimensional afetado pelo funcionamento no motor com a alegação de que estão fora de medida, tendo em vista que seu dimensional deve ser analisado antes da montagem do motor e se for constatado fora de medida deverão ser imediatamente devolvidas sem serem aplicadas (ABNT NBR 13032/2009).
– Reenvio de peças previamente analisadas, seja para casos já constatados como improcedentes ou procedentes, como tentativa de obter um resultado diferente do obtido na primeira tentativa, ou para tentar receber um reembolso duplicado.

OBS.: Caso haja discordância com a conclusão técnica apresentada no RAT (Relatório de Análise Técnica) da TAKAO, fornecido com a peça tida como improcedente de garantia, favor enviar sua contestação técnica devidamente argumentada para o e-mail sac@takao.com.br, informando o número do protocolo e o código do produto a que sua contestação se refere no assunto do e-mail. No corpo do e-mail desenvolva sua argumentação deixando clara sua prova técnica que justifique a contestação do RAT.

Garantias improcedentes serão devolvidas aos clientes via transportadora, com frete a cobrar do destinatário.

Disponibilidade do Parecer Técnico

O prazo estipulado pela TAKAO para análise e emissão de Parecer Técnico do produto solicitado em Garantia é de 30 dias a partir do recebimento da nota fiscal do cliente, conforme artigo 18, parágrafo 1º do CDC. Quando necessário para cumprir com alguma etapa de análise técnica, este prazo poderá ser ampliado através de acordo entre o cliente a TAKAO. Caso o prazo não seja respeitado, caberá à TAKAO ressarcir a garantia, independente da procedência ou não da mesma.

Somos uma empresa 100% brasileira. Oferecemos mais de 23 mil itens, para mais de 1.200 motores nacionais e importados. Estamos presentes em mais de 16 estados do pais, com 22 Centros de Distribuição, além do CD Nacional, localizado no Espírito Santo.

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